AS POROROCAS DE NOSSA VIDA

A pororoca é um fenômeno natural que ocorre em regiões insulares em várias partes do mundo mudando apenas o seu nome dependendo do país.
No Brasil ocorre de janeiro a maio na região amazônica. Segundo estudos,tal fenônemo está relacionado com o período das estações e da fase da lua.
A pororoca é considerada como a devolução da água doce despejada no mar pelo rio Amazonas.
A pororoca provoca estrondo tal, que toda a floresta como prenúncio fica silenciosa aguardando a passagem imponente de suas ondas que pode alcançar altitude de até tres metros a uma velocidade que pode variar de 15 a 30 milhas por hora.
Pororoca é um fenômeno natural caracterizado por grandes e violentas ondas que são formadas a partir do encontro das águas do mar com as águas do rio. Existem várias explicações para este fenômeno, mas a principal diz que sua causa deve-se à mudança das fases da lua, principalmente nos equinócios que aumenta a propensão da massa líquida dos oceanos proporcionando grande barulho.
Na região Amazônica, ocorre esta elevação de água que chega a 6 metros de altura a uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Pode-se prever a pororoca com duas horas de antecedência, pois a força da água vinda da cabeceira provoca um barulho muito forte e inconfundível.
Momentos antes de sua chegada cessa o barulho e então reina o silêncio. Este é o sinal de que é melhor procurar um local seguro para que a força da água não cause nenhum estrago. Hoje, a pororoca tornou-se atração turística. Acontecem campeonatos de surf na pororoca onde o vencedor é aquele que permanece mais tempo sobre a onda.

POROROCA FENÔMENO NATURAL, ASSIM É CURSO DA NATUREZA, QUANDO À, O ENCONTRO DAS ÁGUAS DOCES E SALGADAS, NADA ACONTECE POR ACASO, MAS PRA TUDO  TEM UM POR QUE, E, EM NOSSA VIDA NÃO É DIFERENTE, A VIDA TAMBÉM SEGUE SEU CURSO, SENDO QUE, PRA NÓS CRISTÃOS TEM SEMPRE O AGIR DE DEUS, POR TRÁS DA ADVERSIDADES.

 POIS EXISTE MOMENTO EM NOSSA VIDA, QUE TUDO PARECE CALMO, O MAR PARECE ESTÁ TRANQUILO, A PAZ E A CAMARIA, NÃO DEIXÃO NADA A DESEJAR, POIS AINDA NÃO HOUVER O ENCONTRO DAS ÁGUAS.

DERREPRNTE TUDO MUDA, AS ÁGUAS SE ENCONTRÃO, E COMEÇA A POROROCA, ELA VEM DE MANCINHO, MAS COMEÇA A GANHAR FORÇA, ELÁ VEM COM TODA IMPETUOSIIDADE, DESTRUINDO TUDO QUE VER PELA FRENTE, E ASSIM ELA VAI ADENTRANDO AO LEITO DO RIO ARAGUARI, AO MESMO TEMPO, QUE DESTROI, ELA TAMBÉM PARECE SER LINDA COMO UMA ONDA QUE COLOCA TUDO NO SEU DEVIDO LUGAR.

NOSSA VIDA TAMBÉM TEM SUAS POROROCAS, QUE NOS ENSINA, QUE NEM TUDO QUE É DESTRUIDO, PODE SER ENTERRADO, POIS, NO MOMENTO OPORTUNO, VEM A BONANÇA, E A POROROCA FICA PARA TRAZ, COMO UM EXEMPLO A SER VIVIDO POR QUALQUER PESSOA, POIS NINGUÉM ESTÁ LIVRE DAS POROROCAS DA VIDA.

MAS TEMOS A CERTEZA, QUE TANTO NO FENÔMENO DA NATUREZA, COMO NOS ACONTECIMENTOS DA VIDA, EM TUDO ESTÁ AS MÃOS DO DEUS, GUIANDO E CONTROLANDO TUDO.



Romanos 8:38-39 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.



Salmos, 138:7 - Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SOLIDÃO QUE NINGUÉM VER, É SOLIDÃO DO MINISTÉRIO

BOLSA DE MULHER X NOSSO CORAÇÃO